sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

HISTÓRIA DA CHEGADA DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE PORTO DO MANGUE QUE NA ÉPOCA SEU NOME DE ORIGEM ERA CANTO DO MANGUE.

Em 15 de Abril de 1923, chega a Canto do Mangue um pequeno povoado da cidade de Assú/RN, A Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.

Pela necessidade de ter uma capela na época, O cidadão Manoel Lucas pediu uma doação de um terreno ao senhor Joca de Melo que também era um proprietário de terras. A partir desse primeiro momento, seu Manuel Lucas decidiu encomendar uma imagem, pois viu que não era só necessário uma capela, mais também a imagem na qual pudesse representar a comunidade religiosa e a fé do povo católico.

Foi nesse sentido, que Manuel Lucas foi até a Cidade do Assú encomendar a imagem. Porém não se passou muito tempo e logo veio a noticia de que a imagem teria vindo de Portugal e já se encontrava em Assú.Ao saber,seu Joaquim Serafim um dos religiosos daquela época,se reuniu com mais quatro homens e foram caminhando saindo de madrugada.Vale ressaltar que não existia meios de transporte.Contudo passaram um dia inteiro caminhando com o caixote da imagem nos ombros, chegando somente em Canto do Mangue por volta das 7;00 horas da noite do mesmo dia.

Como ainda não existia a Capela na comunidade, e enquanto se construía numa a imagem ficou na casa de Joaquim Serafim aproximadamente um ano.

No decorrer do mesmo algumas pessoas do pequeno povoado se organizaram para iniciar a construção da Capela. Em primeiro lugar o senhor Joca de Melo, doou um terreno.

Quando os mesmos proprietários responsáveis pela comunidade queriam que acontecesse a Missa mandavam pegar em Macau, comunidade próxima o Padre Mom Senhor Honório,no qual o acesso de transporte era a canoa.E assim realizava os batizados e os casamentos em baixo de latada de Mangues.

Não passou muito tempo,para se construir a Capela.pois quando os pais de famílias tinham um tempo disponível se doavam para ajudar na comunidade.

Quando fizeram a pequena parte da construção, no ano de 1924 a comunidade se reuniu e realizaram a primeira procissão e missa para inaugurar a Capela.

No mesmo ano, no dia 13 de Novembro, batizaram a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, e ficou realizando de 03 de á 13 de Novembro novenário, durante esse período, era realizado leilão, dentre outros movimentos onde arrecadavam ajuda para prosseguir no termino da Capela.

Ao passar do tempo outras pessoas foram assumindo o serviço pastoral, uma delas foi Dona Souza filha de Joaquim Serafim que foi um dos doadores da época.

Contudo até hoje o povo Católico Portomanguense tem sua devoção e comemora duas datas importantes para se comemorar o dia de Nossa Senhora Auxiliadora: A primeira no dia 24 de Maio por ser o Mês Mariano se comemora aonde existe a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora,e a maior festa comemora-se de 03 á 13 de Novembro por ser o dia que a imagem foi batizada, então se conta quantos anos ela vem completando em nossa cidade.

Antes de concluir essa experiência de vida que meu pai vivenciou e passou para mim, gostaria de dizer ao caro leitor que a chama da fé e do amor que existe dentro de cada um de nós Católicos é algo importante que jamais deve acabar, pois sabemos que segundo as escrituras Maria fez parte da vida de Jesus e que muito fez a vontade de Deus desde momento em que foi escolhida para ser a mãe do Senhor, e a partir daquele mesmo instante ela também ficou sendo a seva do Senhor, pois fez a sua vontade.

Não temos Maria como deusa para nós, apenas relembramos o quanto foi importante na história da Salvação da Humanidade.

Que Nossa senhora Auxiliadora interceda através do seu filho Jesus pela vida de cada um de nós e de nossas famílias que tanto precisa de amor e paz.

Historiadora.

Maria Auxiliadora da Silva (Conhecida como Dona Auxilia) Nasceu no ano de 1920, tem hoje 89 anos e reside na Rua Getulio Vargas na cidade de Porto do Mangue/RN.

Todas essas informações foram passadas para dona Auxilia através do seu pai, Antonio Barbosa da Silva, que era pescador e que contribui também deu sua parcela de ajuda.

FONTE; site da prefeitura de porto do mangue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs